
Importância e Funções do Sódio para as Plantas
Na sequência de artigos que abarcam a importância e funções dos diferentes nutrientes para as plantas, neste artigo vamos falar sobre o macronutriente secundário – Sódio.
O sódio, embora incluído no grupo dos macronutrientes secundários parece ter menos interesse que o cálcio, o magnésio e o enxofre. A sua acção sobre as plantas não está ainda completamente definida e se nalguns casos pode ser vantajosa, na maioria dos vegetais os seus efeitos são nocivos.
Reconhece-se que em muitos casos a adição de sais de sódio ou aumenta o rendimento ou melhora a qualidade da produção. Tal facto não é, porém, prova suficiente para que este nutriente seja considerado indispensável ao desenvolvimento dos vegetais.
Grande número de plantas contém quantidades consideráveis de sódio e certas espécies absorvem-no em doses mais elevadas do que outras. Além disso, há ainda algumas plantas que só são beneficiadas pela acção do sódio quando o potássio existe em deficiência, enquanto que outras só manifestam efeitos benéficos na presença de abundante potássio.
Segundo alguns autores, o efeito, favorável do sódio na ausência do potássio consiste aparentemente na sua capacidade de realizar as funções que nas plantas são usualmente realizadas pelo potássio.
Na cultura da beterraba sacarina, a acção do sódio parece estar relacionada com os movimentos da água na planta e a sua resistência à secura. A beterraba é uma das plantas que manifesta evidente preferência pelo sódio e na sua deficiência mostra tendência para o seu crescimento se fazer no sentido horizontal, o que prejudica a iluminação e por esse mesmo facto a fotossíntese e a formação do açúcar.
No próximo artigo vamos falar sobre o micronutriente – Ferro
Elisabete Milheiro
Fonte: Manuel Vianna e Silva, Adubos e Adubações, Clássica Editora