
O que é o húmus?
Durante o processo de vermicompostagem as minhocas realizam a aceleração e maturação do composto, dando origem ao vermicomposto, ou húmus. O húmus é o resultado da decomposição de resíduos orgânicos, onde cerca de 60% do material disponível é convertido em húmus, e o restante utilizado no desenvolvimento das minhocas.
É necessário de 25 a 40 dias para que o material orgânico seja convertido em húmus, levando em consideração tanto a quantidade de minhocas, quanto os fatores intrínsecos ao bom funcionamento do processo. No inverno é preciso cerca de 40-90 dias para que o húmus seja produzido, devido ao clima.
Composição do húmus
O húmus é um composto de coloração escura, de textura leve, solto, asséptico, de fina granulação e não possui cheiro, possui teores de matéria orgânica estabilizada maiores que os compostos orgânicos tradicionais e apresenta elementos químicos como nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio, que são facilmente assimiláveis pelas plantas, além de melhorar o aspeto físico, químico e biológico do solo.
Vantagem do vermicomposto em relação á compostagem
O húmus produzido por minhocas é em média 70% mais rico em nutrientes que os húmus convencionais. É um substrato neutro, uma vez que as minhocas possuem glândulas calcíferas, corrigindo assim o pH do substrato.
Além disso, a vermicompostagem pode ser feita em grande escala, permitindo o indivíduo reutilizar o seu lixo doméstico diário sem qualquer dificuldade, de uma forma económica, porque esse processo diminui o tempo de estabilização da matéria orgânica produzindo um composto com relação Carbono/Nitrogénio reduzida, melhor capacidade de troca catiónica, com grande quantidade de substâncias húmicas e fito-hormonais.
Benefícios do vermicomposto para as plantas e solo
O húmus oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento das plantas e melhoramento do solo.
Os benefícios causados pelo uso de húmus são destacados por vários autores. A eliminação de sementes invasoras e micro-organismos patogênicos devido ao aumento da temperatura durante o processo de decomposição, uso de restos vegetais, nutrientes fornecidos ao solo e plantas, são alguns dos benefícios de realizar o uso desse composto.
As principais vantagens de fazer o uso de húmus são:
- não ser agressivo para o ambiente;
- não contaminar o solo e água como os fertilizantes químicos;
- enriquecer o solo com nutrientes;
- serve de grande fonte de nutrientes para as plantas;
- controla a toxicidade do solo, corrigindo excessos de alumínio, ferro e manganês;
- aumenta a resistência das plantas a pragas e doenças;
- facilita a maior absorção dos nutrientes pelas raízes das plantas;
- favorece a entrada de ar e circulação de água no solo;
- melhora a estrutura do solo;
- propicia a produção de alimentos mais saudáveis;
- produção de fertilizante de alta qualidade para manutenção de jardins e hortas;
- atua como regulador de crescimento, capaz de influenciar a germinação de sementes, desenvolvimento de raízes, absorção de nutrientes e fotossíntese.
Confira todos os artigos desta série RECICLAGEM ORGÂNICA aqui.
Elisabete Milheiro
Fonte: