
Húmus de minhoca – Fertilizante Orgânico muito rico para as plantas
Constituintes do húmus de minhoca
Produzido pelas minhocas, o húmus é um rico fertilizante orgânico que possui uma grande gama de compostos húmicos, formado pela mistura de substâncias orgânicas, micro-organismos, nutrientes orgânicos, nutrientes minerais, enzimas e hormonas vegetais. Esta grande variedade é o que lhe confere todo o potencial de estimular o desenvolvimento das plantas.
Micro-organismos benéficos
O húmus é rico em micro-organismos benéficos para o solo e para as plantas. A presença e a diversificação de organismos benéficos no solo torna menores as possibilidades de um organismo patogénico prosperar nesse ambiente.
Alguns micro-organismos, como bacillus e trichoderma, destacam-se pela capacidade de associar-se às raízes das plantas promovendo o seu crescimento e tendo efeito protetor e redutor de danos provocados por patógenos. Induzem, ainda, a formação de defesas nas próprias plantas.
Outros micro-organismos, como os fungos micorrízicos, associam-se às raízes das plantas e aumentam a sua capacidade de absorver água e nutrientes disponíveis no solo, além de fortalecer a planta contra situações de stresse, como seca ou temperaturas extremas.
Alguns micro-organismos, ainda, liberam várias substâncias, formadas por eles mesmos (hormonas de crescimento, antibióticos e vitaminas) que, em conjunto, contribuem para a nutrição das plantas e sua resistência a doenças.
Dentro desse contexto, o húmus de minhoca deixa de ser visto apenas como um super fertilizante orgânico natural e passa a ser compreendido também como um verdadeiro bio estimulante e fito protetor.
O uso de químicos nos solos destrói os micro-organismos, causando a morte biológica do solo.
Nutrientes presentes no Húmus
O húmus, como fonte de nutrientes, constitui um excelente fertilizante que pode ser utilizado em hortas, pomares, viveiros, fruticultura, paisagismo e na recuperação de áreas degradadas. Ele é rico em nutrientes minerais tais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, manganês, magnésio, enxofre, cobre, zinco entre outros.
O fósforo auxilia na fixação da planta ao solo e fortalece as raízes; o nitrogênio ajuda no desenvolvimento das folhas; e o potássio contribui para o fortalecimento geral da planta, tornando-a mais resistente às doenças.
O húmus de minhoca tem muito mais nitrogénio, fósforo, potássio, magnésio e cálcio assimiláveis do que o composto que não foi trabalhado pelas minhocas. Ele é 2 vezes mais rico em cálcio, 2,5 vezes mais rico em magnésio, 5 vezes mais rico em nitrogénio, 7 vezes mas rico em fósforo, 11 vezes mais rico em potássio do que qualquer material que lhe deu origem.
É também rico em nutrientes orgânicos como aminoácidos, enzimas, açucares, gorduras, hormonas vegetais, ácidos húmicos entre outros.
Saiba mais saibre as características físicas, químicas e biológicas do húmus, aqui!
Elisabete Milheiro
Fonte: