
Vantagens do uso do húmus de minhoca na Fertilização do solo
Os efeitos benéficos do húmus de minhoca sobre as propriedades do solo são cumulativos e crescentes. O húmus de minhoca é um dos melhores substratos adequados para o cultivo de vegetais, ervas e fruta. Ele é considerado o fertilizante perfeito devido às seguintes características.
Húmus como fonte de nutrientes
O húmus é uma grande fonte de macronutrientes e micronutrientes. Macronutrientes tais como nitrogénio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre. E micronutrientes como manganês, ferro, cloro, cobre, zinco, cobalto, boro e molibdênio. Além disso, o húmus tem uma importante função de sintetização dos nutrientes para formas mais assimiláveis pelas plantas.
Em valores médios, o húmus de minhoca apresenta:
• 1,5% de nitrogénio
• 1,3% de fósforo
• 1,7% de potássio
• 1,4% de cálcio
• 0,5% de magnésio.
Húmus como corretor do pH do solo
O húmus promove a correção do pH exercendo efeito tampão nos solos ácidos, pois aumenta de 10 até 15 vezes a capacidade de troca catiónica, pela sua elevada área de superfície de contato. Em valores médios, o húmus de minhoca apresenta um pH entre 6,8 e 7,8.
Húmus como restaurador da estrutura do solo
O húmus causa um melhoramento da estrutura, fertilidade, porosidade e capacidade de infiltração, drenagem e retenção de água. Ele causa uma melhoria da aeração, regula a temperatura, aumenta a trabalhabilidade do solo através da descompactação do mesmo, e reduz os efeitos de erosão e as suas consequências. Impede ainda a penetração de substâncias tóxicas no solo e a compactação de solos argilosos.
Húmus como controle de pragas e doenças
O húmus tem forte efeito controlador sobre muitas pragas e doenças de plantas. Além disso, ele cria um meio ambiente que desencoraja o desenvolvimento de organismos patogénicos. Ele tem ainda sido estudado como podendo auxiliar também em processos de biorremediação de solos contaminados.
Húmus como fonte de micro-organismos benéficos
O húmus é composto de vida, contendo uma multidão de micro-organismos benéficos tanto para o solo, como para as plantas. Alguns são bactérias fixadoras, que incorporam nitrogênio ao solo, enquanto outros produzem antibióticos que protegem as plantas contra várias doenças.
Elisabete Milheiro
Fonte: