
Estudos sobre o efeito do Húmus de minhoca no Crescimento e Desenvolvimento das Plantas
Este artigo pretende reunir, de forma breve, os resultados de alguns estudos efetuados sobre o efeito da aplicação do húmus de minhoca no desenvolvimento e crescimento de algumas plantas, nomeadamente em mudas, verduras, vegetais, raízes e tubérculos. Para um conhecimento mais aprofundado sobre cada resultado consulte as fontes no fim do artigo.
Estudos sobre Produção de Mudas de Plantas
Produção de mudas de planta de tamarindeiro
Num estudo efetuado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, sobre a utilização de húmus de minhoca como substrato na produção de mudas de tamarindeiro (uma árvore nativa da África tropical e Madagáscar), publicado na Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, em 2011, concluiu-se que o húmus de minhoca influenciou o crescimento inicial de mudas tipo pé-franco de tamarindeiro, apresentando melhores resultados à medida que se aumentou a proporção de húmus.
Produção de mudas de planta de rúcula
Num estudo efetuado por João Altero et. al., sobre húmus de minhoca na produção de mudas de rúcula, publicado na Revista Científica Unilago, em 2022, verificou-se que os melhores resultados foram obtidos quando se utilizou apenas húmus de minhoca ou quando este foi misturado ao substrato comercial ou solo de barranco. Com isso, conclui-se que o húmus de minhoca é um eficiente substrato alternativo na produção de mudas de rúcula, capaz de promover um bom desenvolvimento das mudas.
Estudos sobre o Desenvolvimento de Verduras e Vegetais
Desenvolvimento de courgette
Num estudo efetuado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pela Universidade Federal de Lavras, sobre o desenvolvimento inicial de plantas de courgette/abobrinha italiana cultivada com húmus de minhoca (uma das dez hortaliças mais cultivadas no Brasil), publicado na Scientific Electronic Library Online, em 2016, concluiu-se que o uso de húmus de minhoca favorece o desenvolvimento fisiológico de plantas jovens de abobrinha.
Produção de alface
Num estudo efetuado por Mariana Silva et. al., sobre o húmus de minhoca na adubação de alface em ambiente protegido, publicado no Brazilian Journal of Development, em 2020, concluiu-se que, a aplicação de húmus de minhoca nas recomendações de adubação pelo Manual de calagem e adubação para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em 100% e 150% permitem a obtenção de respostas agronômicas da alface ‘Regina’ compatíveis com as recomendadas para comercialização.
Estudos sobre o Desenvolvimento de Raízes e Tubérculos
Desenvolvimento de rabanete
Num estudo efetuado pela Universidade Federal de Alagoas e pela Universidade Federal de Pernambuco, sobre o desenvolvimento de tubérculos de rabanete em função de diferentes concentrações de húmus de minhoca, publicado na Revista Ciência Agricola, em 2020, verificou-se que a utilização da adubação orgânica, com húmus de minhoca, ocasiona incremento no peso e diâmetro dos tubérculos de rabanete.
Produção de beterraba
Num estudo efetuado por Daniel Neto et. al., sobre a avaliação dos efeitos do húmus de minhoca na cultura da beterraba, publicado na Revista Científica Alomorfia, em 2023, verificou-se que quanto maior o percentual de húmus de minhoca na composição da mistura utilizada, maior foi a massa das raízes tuberosas de beterrabas.
Elisabete Milheiro
Fontes:
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7440130
https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/776
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8453
https://www.seer.ufal.br/index.php/revistacienciaagricola/article/view/9333
https://www.scielo.br/j/hb/a/DSCvm7dXGv75qDwXJDjfysn
https://www.alomorfia.com.br/index.php/alomorfia/article/view/189