
Como aplicar o chorume nas suas Plantas
Neste artigo vamos explicar como pode aplicar o líquido que recolheu do seu vermicompostor vertical, proveniente do processo de vermicompostagem, ou seja, o chorume. O Chorume é um líquido que, quando diluído em água, pode ser aproveitado como biofertilizante.
O que contém o Chorume
O chorume é um líquido composto resultante da ação de bactérias, fungos, micro-organismos e minhocas, sobre a matéria orgânica em decomposição. Esta ação gera um material rico em micro e macro nutrientes, nomeadamente, nitrogénio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que são essenciais para o desenvolvimento das plantas.
Além disso, é um liquido muito rico em micro-organismos benéficos tanto para o solo, como para as plantas, conferindo-lhes maior imunidade.

Diluição
Por se tratar de um líquido ácido, o chorume deve ser diluído para a sua utilização como biofertilizante em jardins, vasos e hortas.
A proporção para diluir é de 10 a 15 litros de água para cada 01 litro do biofertilizante, a depender do tipo de solo onde será aplicado.
Esse processo se dará em três ou quatro dias após acrescentar a água e agitar vigorosamente a cada 24 horas.
Aplicação
Depois de diluído, aplique-o sobre a terra. A aplicação pode ser feita a cada 15 dias em vasos, canteiros e jardins.
Atenção, se o chorume for guardado num ambiente fechado e por muito tempo, o seu cheiro pode se tornar forte e desagradável. Por isso, não acumule esse material em casa durante longos períodos.

No próximo artigo vamos explicar como pode usar o húmus de minhoca que recolheu do seu vermicompostor, como biofertilizante, em forma líquida.
Elisabete Milheiro
Fonte:
https://capital.sp.gov.br/web/meio_ambiente/w/noticias/189187
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128305/1/ABC-Minhocultura-ed02-2014.pdf