
Como usar Húmus Líquido
Neste artigo vamos explicar como pode usar o húmus liquido, ou seja, como preparar o húmus de minhoca que recolheu do seu vermicompostor, como biofertilizante, em forma líquida.
Para a aplicação do húmus líquido recomenda-se usar húmus de minhoca já estabilizado, ou seja, aquele que permaneceu armazenado por no mínimo 2 meses.
Preparação do Húmus Líquido
Para preparar húmus líquido, basta usar uma proporção aproximada de 2 quilos de húmus em 10 litros de água. O húmus pode ser misturado com a água em qualquer recipiente, mas deve-se evitar que a solução fique exposta ao sol. Além disso, essa solução deve ser agitada vigorosamente, para que todo o sólido se dissolva.
O húmus líquido pode ser preparado de um dia para o outro. No entanto, recomenda-se o seu preparo durante 3 a 4 dias, devendo a solução ser agitada pelo menos uma vez por dia, durante 1 ou 2 minutos.
Um dia antes da aplicação, recomenda-se não agitar a solução, para que as partículas sólidas se depositem no fundo do recipiente e facilite o processo de filtragem.
A filtragem pode ser feita com tecido fino, tipo “voile”, dobrado em 3 camadas para evitar o entupimento do sistema de irrigação.
Além de fertilizante, o húmus líquido é também bioestimulante, pois ativa os mecanismos de defesa e de crescimento das plantas. Quanto ao material sólido, resultante do processo, mesmo com menor teor de nutrientes, ainda pode ser usado como fertilizante e aplicado em canteiros de hortas e pomares.
Elisabete Milheiro
Fonte:
https://capital.sp.gov.br/web/meio_ambiente/w/noticias/189187
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128305/1/ABC-Minhocultura-ed02-2014.pdf