
Como Separar as Minhocas do Húmus Pronto
Neste artigo vamos passar algumas dicas de como separar as minhocas do húmus já pronto, tanto com o sistema de vermicompostagem horizontal, quanto vertical. É necessário ter em conta que, em primeiro lugar estamos a falar de seres vivos, em segundo, cujo comportamento é uma tendência e não uma generalidade.
Migração espontânea
Esta dica é baseada na tendência das minhocas em subir. As minhocas vermelhas da califórnia são minhocas que preferem movimentar-se e alimentar-se mais á superfície.
O sistema do vermicompostor vertical foi montado para que as minhocas possam migrar para os recipientes superiores. Desta forma, a maior parte das minhocas tenderá a subir para os recipientes acima, quando o composto já estiver transformado em húmus.
Quando a primeira caixa já estiver transformada em húmus, as minhocas tendem a subir para a caixa seguinte, á procura de mais alimento, deixando a primeira caixa livre para que possa retirar o humus e continuar o processo.
Já no sistema do vermicompostor horizontal, a tendência máxima será migrarem no sentido do alimento novo, deixando para trás o húmus já pronto.
Temos de ter em conta ainda que, quando as minhocas se sentem num ambiente propicio, tendem a se multiplicar. Esse fato é positivo e benéfico para a transformação mais rápida do composto. Tendo em conta que alguns casulos poderão eclodir no humus já pronto.



Migração através de crivo/peneira
Este processo pode ser feito tanto na vermicompostagem horizontal quanto na vertical. Neste caso vai colocar uma peneira, maior que 0,4 cm, em cima do composto novo estabilizado e colocar por cima uma camada, de não mais de 10cm, de humus já pronto que ainda contenha minhocas. Coloque á claridade e deixe destapado.
Sendo que elas não gostam da claridade, vão migrar para o alimento novo.
Quando remexer o humus e verificar a ausência das minhocas basta retirar a peneira e recolher o humus.
Este processo também pode ser feito sem a peneira, direto no composto novo, bastando depois recolher o humus.


Migração através de isca
Neste processo, coloca alimento novo já curtido/estabilizado (pode ser estrume húmido ou cascas de frutas) num saco de rede (como o saco das cebolas). Coloca este saco em cima do humus já pronto, e tapa. Após 4 a 7 dias, boa parte das minhocas migra para a isca.
A migração acontece de noite ou na ausência de claridade.
Este processo pode ser feito tanto na vermicompostagem horizontal quanto na vertical.



Recolher manualmente
No caso em que o humus ainda contenha algumas minhocas, estas também podem ser recolhidas manualmente.
1. Coloque num recipiente (pode ser um balde) alimento novo estabilizado.
2. Em cima de um local plano, como uma bancada, disponha, num dos lados, o humus com minhocas.
3. Vá passando, para a outra ponta, pequenas porções de humus, donde vai recolhendo as minhocas.
4. Coloque-as dentro do balde com alimento novo.
5. Junte o alimento novo com as minhocas ao seu vermicompostor.
No próximo artigo vamos passar algumas dicas de como aplicar o húmus que produziu em sua casa.
Elisabete Milheiro