
Como construir um Vermicompostor Vertical
Neste artigo vamos explicar como pode construir facilmente, em sua casa, um vermicompostor vertical. Este é sequência de um artigo anterior, que passa dicas sobre que tipo de recipientes e materiais pode usar, bem como os preparativos, para construir um vermicompostor vertical.



Vermicompostor Vertical
1. Comece por colocar o recipiente sem furos no chão. Este recipiente serve para coletar os líquidos provenientes do processo de vermicompostagem. Empilhado sobre este, coloque o recipiente seguinte e adicione, em camadas, os resíduos orgânicos que tem disponíveis em casa. Este primeiro processo é chamado de compostagem e vai preparar o composto para a introdução das minhocas.
2. Nos primeiros 10cm do recipiente coloque solo de jardim, composto ou vermicomposto, para ajudar a acelerar a decomposição, e após, coloque os resíduos em camadas, seguindo as sugestões do seguinte artigo. Quando o recipiente estiver cheio, a última camada que colocar deve ser solo, composto ou vermicomposto, para evitar cheiros ou insetos.
– Quando o primeiro recipiente estiver cheio, empilhe o próximo e volte a fazer o mesmo processo.
– Se tiver resíduos suficientes pode fazer este processo todo de uma só vez, ou, caso não tenha, vai adicionando as camadas diariamente.
– Pode colocar resíduos orgânicos de cozinha e também resíduos de jardim, como explicado no seguinte artigo.
– Adicione camadas finas (2-3cm) de solo do jardim ou húmus pronto a cada 10- 15cm de camada de resíduos de cozinha e podas de jardim. Esse manejo acelera a transformação dos resíduos e evita moscas.
– Coloque sempre a camada de solo ou húmus por cima da última camada, para que os resíduos frescos nunca fiquem expostos, para evitar cheiros ou insetos.
– Este processo vai provocar a cura do composto, desencadeando o desenvolvimento de microorganismos decompositores, e a ação destes por sua vez vai aumentar a temperatura do composto.
3. Quando o primeiro recipiente estiver cheio, pode iniciar outro recipiente empilhado, na mesma ordem de camadas.


4. Para adicionar as minhocas ao primeiro recipiente cheio, tenha em conta, que este tem de aguardar cerca de 2 semanas, ou quando o material já não estiver quente. A temperatura alta indica que o composto ainda não está estabilizado, e neste caso, não está pronto para a introdução das minhocas.
– Se adicionar as minhocas antes deste processo, elas podem morrer ou fugir, pois este não será um ambiente propicio ao seu desenvolvimento.
– Adicionar as minhocas vai melhorar a qualidade do húmus.
– Adicionar cerca de 500g a 1kg de minhocas ao composto. Esta quantidade vai acelerar a transformação.
– Deve humedecer regularmente o material nas caixas sem encharcar. Falta de humidade atrasa o processo. Excesso de água dificulta a decomposição dos resíduos, causa mau cheiro e atrai predadores. Confira mais informação sobre os fatores que influenciam a vermicompostagem.



5. O fertilizante orgânico/húmus está pronto, em média, 1,5 a 2,5 meses após o início da decomposição, dependendo da qualidade dos resíduos orgânicos de cozinha, quantidade de minhocas no sistema, manejo e humidade.
No próximo artigo vamos explicar como construir um vermicompostor horizontal.
Elisabete Milheiro