
Como fazer Vermicompostor Horizontal
Na sequência dos artigos anteriores, neste artigo vamos explicar como fazer o processo de vermicompostagem num vermicompostor horizontal, tendo em conta a dica anterior de como fazer vermicompostagem horizontal.
Vermicompostor Horizontal
Depois de ter seguido as indicações do artigo anterior, e agora que já montou o seu vermicompostor, pode iniciar o processo de vermicompostagem.
1. Tendo em conta que a forma do seu vermicompostor é retangular, escolha uma das laterais para iniciar o processo.
– O fundo do vermicompostor tanto pode ser tapado (com plástico, lona, cimento, etc.) como estar em contato direto com o solo.
– Opcional: coloque uma tábua ou algo que possa usar como separador e comece a colocar os resíduos em camadas. Este primeiro processo é chamado de compostagem e vai preparar o composto para a introdução das minhocas.

2. Nos primeiros 10cm coloque solo de jardim, composto ou vermicomposto, para ajudar a acelerar a decomposição (no caso de ser tapado), e após, coloque os resíduos em camadas, seguindo as sugestões do seguinte artigo. Quando essa secção estiver cheia, a última camada que colocar deve ser solo, composto ou vermicomposto, para evitar cheiros ou insetos.
– Se tiver resíduos suficientes pode fazer este processo todo de uma só vez, ou, caso não tenha, vai adicionando as camadas diariamente.
– Pode colocar resíduos orgânicos de cozinha e também resíduos de jardim, como explicado no seguinte artigo.
– Adicione camadas finas (2-3cm) de solo do jardim ou húmus pronto a cada 10- 15cm de camada de resíduos de cozinha e podas de jardim. Esse manejo acelera a transformação dos resíduos e evita moscas.
– Coloque sempre a camada de solo ou húmus por cima da última camada, para que os resíduos frescos nunca fiquem expostos, para evitar cheiros ou insetos.
– Este processo vai provocar a cura do composto, desencadeando o desenvolvimento de microorganismos decompositores, e a ação destes por sua vez vai aumentar a temperatura do composto.
– Quando a primeira secção estiver cheia, passar para a próxima e voltar a fazer o mesmo processo.
3. Quando uma secção estiver cheia, retire o separador e coloque-o na seção seguinte, voltando a fazer o mesmo processo de aplicação dos resíduos, na mesma ordem de camadas.

4. Para adicionar as minhocas á primeira secção, tenha em conta, que esta tem de aguardar cerca de 2 semanas, ou quando o material já não estiver quente.
– Se adicionar as minhocas antes deste processo, elas podem morrer ou fugir, pois este não será um ambiente propicio ao seu desenvolvimento.
– Adicionar as minhocas vai melhorar a qualidade do húmus.
– Adicionar cerca de 500g a 1kg de minhocas ao composto. Esta quantidade vai acelerar a transformação.
– Deve humedecer regularmente o material, sem encharcar. Falta de humidade atrasa o processo. Excesso de água dificulta a decomposição dos resíduos, causa mau cheiro e atrai predadores. Confira mais informação sobre os fatores que influenciam a vermicompostagem.
5. À medida que o composto se for estabilizando, as minhocas por elas mesmas vão avançando para a seção seguinte.


6. O fertilizante orgânico/húmus está pronto, em média, 1,5 a 2,5 meses após o início da decomposição, dependendo da qualidade dos resíduos orgânicos de cozinha, quantidade de minhocas no sistema, manejo e humidade.
No próximo artigo vamos explicar como separar as minhocas do húmus pronto.
Elisabete Milheiro