
Como Fazer compostagem?
Para realizar a compostagem necessitará de um compostor (ou de um espaço definido para tal objetivo) e de materiais que até à data, estão a ser desperdiçados no seu dia-a-dia, ou seja, resíduos orgânicos biodegradáveis como os restos de alimentos e de jardim ou horta.
O compostor deve ser colocado num local do seu jardim ou horta, de fácil acesso, com um ponto de água próximo e protegido do vento e das temperaturas muito extremas, no verão das temperaturas elevadas e no inverno das baixas temperaturas.
Deve ainda estar em contato com a terra que deverá possuir uma boa drenagem para que os lixiviados (água resultante do processo e das características intrínsecas dos resíduos) se possam infiltrar no solo.
Antes de iniciar este processo, existem outras informações que precisa saber. Existem também diversos fatores que influenciam o resultado de uma boa e rápida compostagem.



Como preparar o compostor?
1) Cortar os resíduos castanhos e verdes em pequenas porções.
2) A primeira camada a colocar no compostor deverá ser de resíduos castanhos.
3) Por cima, coloca-se no máximo, uma mão cheia de terra ou composto já pronto. Este procedimento adicionará os microrganismos suficientes para iniciar o processo de compostagem (os resíduos a colocar também possuirão microrganismos). Não é necessário mais quantidade de terra pois só diminuirá o volume disponível do compostor e promoverá uma compactação dos materiais indesejáveis.
4) De seguida deverá adicionar-se os resíduos verdes, sempre na proporção indicada em relação aos resíduos castanhos (30:1).
5) Volta-se ao início, com uma nova camada de castanhos seguida de uma de verdes.
6) Regar cada uma das camadas de modo a manter os níveis de humidade apropriados (“Teste da Esponja” – determinar teor de humidade).
7) Repetir todo o processo até encher o compostor se tiver materiais suficientes, caso contrário, adicionar camadas conforme a disponibilidade dos materiais.
8) A última camada deverá ser sempre de castanhos de modo a diminuir os odores e a proliferação de insetos ou outros animais.
Postado por: Elisabete Milheiro
Confira todos os artigos desta série RECICLAGEM ORGÂNICA aqui.
Fontes:
https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/3006/1552
https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/3353/1/TESE.pdf
https://www.cm-mirandela.pt/uploads/writer_file/document/1822/Guia_de_Compostagem.pdf