Select Page
Características do Húmus de minhoca

Características Físicas, Químicas e Biológicas do Húmus

O Húmus de minhoca para as plantas

Húmus de minhoca, o que é?

O húmus de minhoca é um material altamente complexo que possui características físicas, químicas e biológicas que alteram a estrutura do solo, nutrindo-o e devolvendo-lhe o equilíbrio. Por ser produzido pelas minhocas é 100% natural, pois estas alimentam-se de matéria orgânica (matéria em decomposição, como folhas e ervas secas, cascas e sobras de frutas, verduras e vegetais, sobras de jardim, estrume, etc.).

Possui coloração escura e granulação fina, é leve, solto, asséptico e com cheiro a terra fresca. As substâncias minerais que contem são liberadas lentamente, fornecendo às plantas fonte constante de alimentação o que resulta em maior produtividade e qualidade superior do alimento. Além de aumentar a capacidade imunológica da planta, atua na prevenção de algumas doenças, aumenta a sua resistência á seca e ainda antecipa e prolonga as épocas de floração e frutificação. Além disso, o húmus de minhoca usado como fertilizante confere melhor sabor e aroma aos alimentos.

Características Físicas do húmus

O húmus possui granulação fina, o que facilita a retenção de água e permite o arejamento e friabilidade do solo.

Estas características deixam o solo mais fofo e solto, beneficiando assim não só o nascimento das sementes como o desenvolvimento e crescimento das plantas.

Características Químicas do húmus

O húmus de minhoca devolve ao solo a sua fertilidade e propriedades químicas, pois ele é rico em nutrientes minerais tais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, manganês, magnésio, enxofre, cobre, zinco entre outros, numa forma que é diretamente assimilada pela planta.

Características Biológicas do húmus

O húmus é rico em micro-organismos benéficos para o solo, uma vez que a presença e a diversificação destes torna menores as possibilidades de um organismo patogénico prosperar nesse ambiente.

Estes micro-organismos são também benéficos para as plantas. Numa simbiose estes agregam-se á planta proporcionando-lhe não só características de defesa contra doenças e organismos patógenos, como também promovendo o seu crescimento.

Saiba mais sobre húmus – fertilizante orgânico para plantas, aqui.

Elisabete Milheiro

Fonte:

https://www.embrapa.br/

Pin It on Pinterest

Share This