
AS MINHOCAS
Características das minhocas
As minhocas pertencem à classe Clitellata, subclasse das oligoquetas (olygochaetas), do Grego Oligos = poucos e chaeta = cerda, e ao filo annelída.
São animais invertebrados segmentados, ou seja, o seu corpo é divido em anéis denominados metâmeros. A quantidade de anéis podem variar de acordo com a idade e espécie. Possui simetria bilateral, com presença de uma estrutura diferenciada chamada clitelo, uma faixa de coloração clara ou escura, responsável pela produção dos casulos e indicador da maturação sexual.

Na parte anterior possui o lóbulo sensorial (prostómio), e ânus localizado na extremidade posterior da sua estrutura. A sua locomoção é realizada com a ajuda de cerdas presentes no seu corpo, e possui como habitat lugares escuros e húmidos, por serem sensíveis a luz e possuir sangue frio, necessitando assim de humidade para sobreviver.
Existe mais de 3.000 espécies de minhocas identificadas; estas são classificadas de acordo com o seu nicho, sendo divididas entre epigêicas, endogêicas e anécicas.
A reprodução das minhocas
As minhocas são animais hermafroditas, mas geralmente a reprodução ocorre através de copula e fertilização cruzada, onde cada indivíduo produzirá casulos contendo de um a vinte ovos fertilizados.
Após o ovo fertilizado, é secretado um casulo fibroso através do clitelo. O meio interno do casulo é preenchido por um fluido nutritivo albuminoso produzido pelas glândulas clitelares.
Apesar da reprodução ocorrer na sua maioria através dos métodos citados anteriormente, em casos excepcionais a reprodução pode ocorrer por partenogênese.
Características dos casulos
Os casulos possuem forma de limão siciliano; a sua formação ocorre ao passar 48 horas da copula, variando de 0,35 a 1,3 ao dia.
O seu período de incubação varia de 18 a 26 dias de acordo com a espécie e ambiente a que estiver exposto, retardando ou não a eclosão dos casulos.
Ao nascerem as minhocas possuem a coloração inicial branca, apresentando a pigmentação característica da espécie após 24 horas do seu nascimento. Cada casulo eclodido pode conter de 2,5 a 3,8 minhocas, variando de 72% a 82% sua prole.
Após o nascimento a maturação sexual é alcançada em semanas, se o ambiente em que estão inseridas atender ás suas necessidades.

O ciclo reprodutivo e de crescimento
O ciclo reprodutivo e de crescimento tende a ser alterado, em resposta aos fatores ambientais que envolvem a qualidade do alimento disponível, ações físico-químicas, além de fatores bióticos como a competitividade gerada pela quantidade de minhocas presente no meio.
Bioindicadores de contaminações e outros impactos
Devido á sensibilidade de algumas espécies de minhocas a mudanças no meio, as mesmas se tornam bioindicadores ambientais, indicando por exemplo, contaminações e impactos no ecossistema.
A minhoca Californiana: Eisenia fetida andrei
A minhoca Eisenia fetida andrei está classificada como uma espécie epigêica, por habitar um meio próximo á superfície, ser escavadora, alimentando-se de matéria orgânica bruta, além de possuir cor uniforme, boas taxas reprodutivas e metabólicas, adaptando-se a diferentes meios.

Conhecida popularmente como vermelha-da-Califórnia, é a espécie mais utilizada para produção de húmus, devido á sua boa adaptação, colonizando e consumindo diferentes tipos de materiais orgânicos, adaptando-se a níveis variados de humidade e temperatura.
Por serem resistentes a variação do ambiente e ser de fácil manejo, quando criadas em conjunto com outra espécie se tornam dominantes, possuindo rápida reprodução em condições favoráveis; desta forma a produção de casulos variam de acordo com o alimento fornecido.

Do casulo até a maturação sexual, o seu ciclo de vida (Figura 8) leva de 45 a 51 dias, variando conforme a criação. O casulo é produzido a cada 3-7 dias, possuindo entre 2 a 4 minhocas em cada ovo.
A sua expectativa de vida é de 4 a 5 anos, alcançando 10 cm de comprimento na fase adulta.
Fatores importantes para a criação de minhocas
Ações antrópicas e/ou naturais que atingem o solo e a sua cobertura vegetal interferem no desenvolvimento e comportamento das minhocas, desta forma para realizar a sua criação é necessário levar em consideração as características da espécie que irá utilizar, como:
- consumo e aceitação de diferentes resíduos orgânicos,
- tolerância á mudança de ambiente,
- crescimento e reprodução.
Confira todos os artigos desta série RECICLAGEM ORGÂNICA aqui.
Elisabete Milheiro
Fonte: