Select Page
Cálcio – Macronutriente Secundário

Importância e Funções do Cálcio para as Plantas

Na sequência de artigos que abarcam a importância e funções dos diferentes nutrientes para as plantas, neste artigo vamos falar sobre o macronutriente secundário – Cálcio. 

O cálcio é indispensável ao desenvolvimento da planta, desempenhando um papel importante na sua fisio­logia. Encontra-se sobretudo nas folhas e nas raízes. Durante o crescimento das plantas a sua acção neutraliza os princípios ácidos elaborados. Apresenta-se em combi­nações diversas em que predominam o carbonato e o oxalato.

É também indispensável à boa formação do sistema radicular.

As quantidades de cal exportadas pelas culturas são muito fracas em relação à que apresentam a maior parte dos solos. Duma maneira geral as plantas encontram o cálcio no solo sob a forma de fosfato, silicato, sulfato e de humato, em quantidades suficientes para a sua ali­mentação.

Quando existe deficiência de cálcio, como é frequente em solos muito ácidos, de baixa capacidade de troca, corrige-se através da prática da calagem.

As adubações com adubos contendo cálcio como alguns adubos fosfatados, a cianamida cálcica, o nitrato de cálcio e os nitricoamoniacais são suficientes, por vezes, para evi­tar as deficiências do cálcio.

No próximo artigo vamos falar sobre o macronutriente secundário – Magnésio.

Elisabete Milheiro

Fonte: Manuel Vianna e Silva, Adubos e Adubações, Clássica Editora

Pin It on Pinterest

Share This