Select Page
Benefícios da vermicompostagem

Benefícios da vermicompostagem

A vermicompostagem traz imensos benefícios para o solo, às plantas e ao meio ambiente. Apresentamos de seguida uma lista de benefícios nessas respetivas áreas.

– Com relação à compostagem, a vermicompostagem produz o composto final com maior rapidez, devido á ação das minhocas, nomeadamente as californianas vermelhas (Eisenia fetida andrei).

– A Vermicompostagem recicla matéria orgânica de forma fácil e rápida, reintroduzindo-a no solo e melhorando assim a sua estrutura, tornando-o mais leve, solto e permeável. Isso facilita a penetração das raízes das plantas, a circulação do ar e a passagem da água no solo. Com uma estrutura mais porosa, o solo retém melhor a água e os nutrientes, reduzindo a necessidade de rega e adubação frequente.

– O vermicomposto promove um ambiente mais equilibrado e saudável para o desenvolvimento das plantas, garantindo uma ecologia do solo equilibrada, devido á presença das minhocas no solo que estimulam o aumento da biodiversidade de micro-organismos benéficos. Estes micro-organismos ajudam na decomposição da matéria orgânica, na reciclagem de nutrientes e na proteção das plantas contra agentes patogénicos e pragas.

– A vermicompostagem reduz a contaminação da água, do solo e a poluição atmosférica. Contribui para a redução do impacto ambiental causado pelos resíduos orgânicos. Ao transformar estes resíduos em fertilizante valioso, evita-se que sejam enviados para aterros sanitários, onde libertariam gases de efeito estufa durante o processo de decomposição. Além disso, o vermicomposto é um bom aliado para substituir fertilizantes químicos, reduzindo a dependência de inputs externos e os impactos negativos associados à sua produção e uso.

– Produz húmus de minhoca – um fertilizante super nutritivo para as plantas, rico em nutrientes que estão disponíveis de forma mais solúvel e prontamente absorvível pelas raízes das plantas, o que melhora a sua absorção e aproveitamento.

– Produz um biofertilizante líquido (húmus liquido) de alta qualidade, rico em nutrientes prontamente disponíveis para as plantas.

Vantagens do uso do húmus de minhoca como fertilizante natural:

  • Não é agressivo para o ambiente e é uma fonte de nutrientes para as plantas, especialmente de azoto, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.
  • Controlo da toxicidade do solo, corrigindo excessos de alumínio, ferro e manganês.
  • Contribuição para um pH mais favorável ao desenvolvimento das plantas.
  • Redução da lixiviação e volatilização dos nutrientes das plantas.
  • Entrada de água e ar facilitada.
  • Drenagem controlada, evitando encharcamentos.
  • Alteração da estrutura do solo, suavizando efeitos de erosão, compactação, impermeabilização e desertificação.
  • Promoção da agregação de solos arenosos.
  • Aumento da população microbiana fixadora de azoto abundante.
  • Aumento da resistência das plantas a pragas e doenças.
  • Absorção favorecida dos nutrientes pelas raízes das plantas.
  • Aplicação possível em contacto direto com raízes, não queimando plantas novas.

Aplicações do húmus de minhoca como fertilizante natural:

– Jardinagem (mistura com terra para vasos e sementeiras)

– Horticultura

– Agricultura (cobertura de solo das áreas plantadas, fertilização de fundo antes da plantação)

– O Húmus líquido também pode ser usado como fertilizante.

Confira todos os artigos desta série RECICLAGEM ORGÂNICA aqui.

Elisabete Milheiro

Fonte:

http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/24860/3/MARIA%20INGRID%20DE%20SOUZA%20-%20TCC%20LICENCIATURA%20EM%20CI%c3%8aNCIAS%20%20BIOL%c3%93GICAS%20CES%202018.pdfhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/24860/3/MARIA%20INGRID%20DE%20SOUZA%20-%20TCC%20LICENCIATURA%20EM%20CI%c3%8aNCIAS%20%20BIOL%c3%93GICAS%20CES%202018.pdf

Pin It on Pinterest

Share This